segunda-feira, 29 de junho de 2015
CARTA ABERTA DO MOVIMENTO PELA PAZ
CARTA ABERTA DO MOVIMENTO PELA PAZ
A Comunidade dos Bancários, reunida na tarde de 27 de Junho de 2015, às 17 horas na Praça da Paz, unida num só grito de PAZ, para pedir as autoridades constituídas, ações efetivas e diretas que possam restabelecer a dignidade dos seus moradores no sagrado direito constitucional do ir e vir, a muito de nós retirado pelo crescente aumento da violência em todo o Brasil.
Como bandeiras de lutas, estabelecemos:
- Pedido ao Congresso Nacional de URGÊNCIA URGENTISSIMA na votação da Reforma do Código Penal, colocando um fim na impunidade e classificando como hediondo o assassinato de policiais, o que atinge diretamente ao ESTADO.
- Pedido ao Governo Federal a criação do Ministério da Segurança Pública, a fim de centralizar as ações de segurança em todo o País, favorecendo a repreensão às drogas, ao alinhamento salarial dos policiais e a aquisição uniforme de equipamentos (armamentos, veículos e equipamentos de inteligência).
- Pedido de urgência ao Governo do Estado da Paraíba na implantação de uma Delegacia Integrada de Segurança Pública - DISP e uma Unidade de Policia Solidária - UPS no bairro dos Bancários, fazendo com que o aparato policial tenha uma proximidade à comunidade local e adjacências.
- Pedido ao Governo Municipal de João Pessoa para qualificar a iluminação pública nas ruas que se encontram tomadas pela escuridão; intensificar a poda de árvores, para que o espaço urbano se torne o local de circulação com segurança e sem temor; ocupação com atividades sócio educativas nas praças do bairro, para que sejam espaços de convivência que não ofereçam riscos à comunidade.
Movidos pelo Deus Paz, que anuncia o Shalom a todos os povos, esperamos que nosso bairro se torne um lugar em que reine a segurança, o respeito e, sobretudo a mensagem do ressuscitado, "Jesus pôs-se no meio deles e disse-lhes 'a Paz esteja convosco' " Jo 20,19.
domingo, 23 de novembro de 2014
Qual é o meu papel frente a segurança de minha comunidade ?
Um novo olhar sobre a Segurança Pública em Curitiba
Produzir este texto me fez refletir sobre qual é o meu
papel frente a segurança de minha
comunidade, trouxe-me a refletir sobre quem sou
e quais minhas responsabilidades para comigo e com os meus vizinhos.
Sou profissional de segurança pública na cidade de
Curitiba-Pr., à quase cinco anos. E morando a mais de 20 anos em Curitiba e
Região Metropolitana. Me fez conhecer muitas faces de nossa cidade,
principalmente a respeito da violência que nela impera. Sabemos que muitas das
informações apresentadas pelos órgãos oficiais de segurança não condizem com a
realidade, uma vez que, sabidamente, os números são bem maiores que os
divulgado.
Esses números baseados em informações estatísticas coletadas em sistemas de informações
oficiais. Constata-se que a população muitas vezes não informa pequenos delitos
ou delitos que causam constrangimento e ainda por considerar moroso o
atendimento em nossas delegacias, também pela questão de imperar em áreas de
risco o medo de revanches e represálias.
Quero evidenciar uma nova visão sobre a questão segurança
pública, que está tacitamente expressa no art. 144 de nossa Constituição -
“Segurança pública e responsabilidade de todos e dever do Estado” -, nova pois
não é de costume que a população avalie segurança por esse prisma. Daí o
convite que faço aos meus colegas e a todos o que tiverem acesso a este texto
para que tentem ver segurança pública da maneira que passarei a apresentar.
Cientes do texto constitucional que trata da responsabilidade
sobre a segurança pública, faço a seguinte pergunta: “Por que a população em
geral cobra na responsabilidade de sua segurança, tão somente das instituições
legalmente constituídas?” Ora a Constituição é clara a responsabilidade é de
todos não só da policia. Convido ainda a refletirmos onde está nossa
responsabilidade e mais ainda, se a situação de segurança está complicada, como
bem vemos, de quem é a culpa?
O Estado em todos os âmbitos Município, Estado ou Nação
realmente tem o dever de exercer o policiamento ostensivo preventivo ou de
coerção, de fiscalização ou investigação, pois a eles cabe o uso legal da força
através de suas entidades policiais, sejam elas quais forem, mas a responsabilidade que cabe a cada
cidadão como fica?, nesse universo de insegurança em que estamos inseridos?
O Estado (Município, Ente Federado ou Federação) cumpre
com esse papel com políticas publicas destinada a fins específicos, saúde,
educação, transporte, segurança entre outros. Políticas estas que são elaboradas
frente a dados estatísticos que evidenciam as necessidades e anseios populares.
Que muitas vezes não são compreendidas pois grande parte de nossa população não
tem conhecimento técnico para compreender suas elaboradas formulas e processos
de construção baseados em princípios morais e éticos que também estão fundamentados na Constituição.
Se SEGURANÇA PÚBLICA, por parte do Estado, é obrigação
então realmente as ações tem que ser assertivas, tem que mostrar resultados.
Mas que resultado é o que a população quer?, o de que a criminalidade baixe?, o
de que não matem uma pessoa em minha cidade?, o de que em meu bairro não
aconteça assaltos ou roubos?, o de que na casa vizinha não tenha traficantes?.
E ainda que meu filho não seja um vândalo?. Sabemos que o Estado tem suas
deficiências, nesse momento não é o caso evidenciá-las, mas se é minha
responsabilidade promover segurança quais atitudes, individuais, que devo ter? O Estado coloca a
disposição ferramentas de coleta de informações que nortearão a implementação
de Políticas Públicas. Será que eu um mero cidadão as forneço, tenho medo da
insegurança, isso é certo, mas utilizo-me das queixas formais em delegacias,
das denuncias pelos diversos disk-denuncias existentes, associo-me a Conselhos
de Segurança, participo de debates sobre o assunto, faço-me presente frente aos
problemas, sou testemunha, tão somente daquilo que presenciei? Ou sou um
molúsculo escondido dentro de minha concha e deixo que o mundo resolva meus
problemas transferindo “MINHA RESPONSABILIDADE”.
Antonio
Carlos Leão Sávio (antonio.c.l.savio@hotmail.com)
quinta-feira, 20 de novembro de 2014
Audiência Pública sobre Segurança Pública
O Conselho de Segurança Pública dos Bancários em parceria com os Conseg’s de Mangabeira e Manaíra, realizaram na noite desta terça-feira audiência pública sobre a Segurança Pública no bairro dos bancários e adjacências.
Facultada à palavra a comunidade teve a oportunidade de expor as suas ansiedades quanto a sensação de insegurança, falaram: Eduardo Felizardo, Patrícia Malaquias, Antony Pontes representante o Secretario Municipal de Segurança Geraldo Amorim, Arthur, Saúde, Vereador Raoni Mendes, Joel, Vereador Djanilson da Fonseca, Bruno Dias, Vitor Presidente do sindicato da guarda municipal, Rafael Lima, representando a deputada eleita Estela Bezerra, Andreia e Padre Marcondes Menezes.
Coronel Sena agradeceu à mesa a oportunidade da prestação de contas à comunidade. Em um ano e seis meses a frente do batalhão, o que era antes, o 5º BPM com uma abrangência de 132 km quadrados, passou de 7 viaturas para atender toda essa área para 20 viaturas no grande bancários, num verdadeiro choque de gestão, criamos os quadrantes de policia. Defendeu a necessidade de encontrar um espaço para a construção de uma Unidade de Policia Solidária – UPS. O problema maior do bairro dos bancários é o roubo, nos quadrantes 1 e 2 no ano passado 2012/2013, 11 homicídios, em 2013/2014 tivemos 9. Pessoas presas 915 em 2012/2013, 1683 em 2013/ 2014.
Encerrando a audiência o presidente João Eduardo Melo, convidou a todos para reunião no próximo dia 25/11 para definir as ações a serem tomadas pelo conselho, a exemplo da comissão de iluminação pública, da comissão de poda de arvores da instituição da rede de whatsapp do CONSEG, dos ofícios de encaminhamento ao Governo do Estado reivindicando oficialmente a instalação da Unidade de Policia Solidaria, da Companhia de Policia Militar e da Delegacia distrital da região no bairro dos bancários.
quinta-feira, 13 de novembro de 2014
Conseg Bancários alerta: Cuidados ao atravessar a rua
·
Não atravesse por trás de árvores, carros, ônibus, bancas de jornal,
etc. Procure ser visto ao atravessar as ruas;
·
Atravesse sempre na faixa de segurança e em grupos. Sinalize antes ao
motorista sua intenção de atravessar;
·
Observe o sinal de trânsito ou a sinalização do PM que está orientando a
travessia;
·
Olhe sempre para os dois lados da rua antes de atravessar. Não o faça
correndo.
quarta-feira, 12 de novembro de 2014
Telefones Úteis e de Emergência
Corpo de Bombeiro ..............................................................................
193
Deatur (Delegacia de Apoio ao Turista) .................. 3214
8022 / 8023
Defesa Civil .............................................................................................
199
Disk Racismo .............................................................................
3222 6671
Estação Ferroviária ..................................................................
3241 4240
Estação Rodoviária ...................................................................
3221 9611
Policia Federal ..................................................................
194 / 3214 2500
Policia Militar ..........................................................................................
190
Policia Rodoviária Federal ..................................................................
191
Procon .....................................................................
3214 3040/3042/3046
SAMU ........................................................................................................
192
Sequestros e drogas ............................................................................
194
Conseg Bancários alerta: Atenção especial nas ruas
· Não ande nas ruas com grandes quantias de dinheiro ou cartões de créditos, se não houver necessidade;
· Cruze todos os cheques de seu talão, e mantenha sempre à mão os números de telefone em caso de furto ou roubo de cartão de crédito;
· Se alguém estiver seguindo você, entre em alguma loja ou repartição, peça ajuda e chame a polícia;
· Evite abrir a sua bolsa ou carteira na presença de estranhos e na rua;
· Não ande nas ruas usando muitas jóias como pulseiras, colares, relógios caros, etc.. Não faça ostentação;
· Evite andar, ficar, namorar e passar por ruas ou praças escuras ou com pouca iluminação. Evite namorar ou conversar dentro de carros estacionados;
· Quando estiver só, procure andar no centro da calçada ou passeio e na contramão do trânsito de veículos. Fica mais fácil perceber qualquer ataque de bandidos;
· Comunique à polícia a presença de pessoas em atitudes suspeitas próximo à sua casa;
· Nunca aceite bebida oferecida por estranhos. Ela pode conter drogas;
· Quando viajar, não aceite fazer favor de levar algum pacote para uma pessoa estranha. Esse pacote pode conter drogas ou produtos de crime e complicar sua vida;
· Ao retornar á sua residência, antes de entrar, verifique se há algo estranho nela (luzes acesas, porta ou janelas abertas) e não entre. Chame a polícia ou vizinhos;
· Se você for a uma festa ou show onde exista multidão, tome mais cuidado. Se levar crianças pequenas, procure colocar nelas uma identificação;
· Nunca leve foguete, bombinhas, garrafas, latas, mastros de ferro ao estádio. Nem atire objetos na torcida;
· Evite hostilizar torcedores contrários ao seu time. Torça de forma saudável e alegre, cultivando a paz. Afinal, você vai ao estádio para se divertir, e não para brigar;
· Ao sair de estádios, faça-o com calma, sem pânico ou correria. Não se misture com a torcida contrária;
· Não abra o portão ou porta de sua casa ou apartamento, sem primeiro saber quem é a pessoa que quer entrar;
· Não entregue objetos a pedido de parentes ou amigos, antes de confirmar o pedido;
· Não permita a entrada em sua casa de pessoas que se dizem policiais ou pertencentes a algum órgão do governo, sem antes identificá-los claramente.
· Não ande sozinho. Sempre que for possível, não se exponha gratuitamente à ação dos delinqüentes, passeando desacompanhado por locais ermos e/ou em horas avançadas.
· Em uma festa ou reunião, espere pela companhia de um amigo para saírem juntos. Uma forma de prudência é antecipar-se ao perigo, prevenindo-se.
· Evite passar por locais desertos e ou pouco iluminados. Mantenha-se alerta ao cruzar com suspeitos e não pare para atenderem pedidos que lhe despertem desconfiança.
· As mulheres devem carregar suas bolsas firmemente seguras entre o braço e o corpo, mantendo a mão sobre seu fecho. Separe previamente o dinheiro necessário para pequenas despesas.
· Procure controlar-se nas piores situações. Os assaltantes valem-se do fator surpresa para atacar suas vítimas.
Uma forma de prudência é antecipar-se ao perigo, prevenindo-se.
Conselho de Segurança Comunitário dos Bancários retoma suas atividades
O Conselho de Segurança Comunitário dos bancários, reuniu-se na sede do Rotary Bancários na noite desta terça-feira (11/11) e escolheu uma comissão provisória para debater os problemas de segurança pública do bairro com as autoridades competentes e planejar ações efetivas de segurança junto à comunidade.
A comissão provisória é composta por: Abelardo Maia de Albuquerque,Eduardo Felizardo, Tales, João Eduardo Melo, Rivelino Poggi Lins, Enio Carvalho, Emmanuel Melquiades, Bruno Dias, Gemerson e Eveno Felix
Nova reunião está agendada para esta quinta-feira as 19:30 hs na sede do Rotary Bancarios.
As reuniões serão sempre abertas a comunidade.
Assinar:
Postagens (Atom)

























