Carta dos Moradores da Comunidade do Timbó ao Prefeito Luciano Agra
Senhor Prefeito Luciano Agra,
Vimos respeitosamente, através desta, esclarecer a Vossa Excelência alguns aspectos da questão estrutural relacionada à nossa Comunidade: o Timbó. Embora saibamos de sua presteza quando o assunto é a melhoria da qualidade de vida dos mais carentes, não podemos deixar de enfatizar o tempo de espera ao qual estamos sendo submetidos e o sucessivo custo das medidas paliativas que são colocadas a cada intempérie natural.
Desde 2010, quando Ricardo Coutinho ainda ocupava a cadeira de Prefeito de João Pessoa, iniciamos a nossa luta de forma mais veemente buscando a definitiva urbanização da nossa comunidade, recebemos com muita alegria a presença do prefeito in-loco na comunidade para anunciar o inicio das obras de pavimentação, drenagem, construção das casas e contenção da barreira, isto em Março de 2010, durante o Projeto Comunidade Preventiva realizado pelo Conselho Comunitário de Segurança dos Bancários, com o engajamento total da Paróquia Menino Jesus de Praga e do Rotary Club João Pessoa Bancários.
Logo após, a Paróquia Menino Jesus de Praga encampou a campanha #SOSTimbo que buscava alertar as autoridades quanto aos perigos eminentes vividos a cada dia pelas péssimas condições estruturais da nossa comunidade, após esta campanha voltamos a ser recebidos pelas autoridades e acreditávamos mais uma vez no delinear de uma solução, porém, as justificativas eram sempre as mesmas: vamos licitar.
Passados 02 (dois) anos a única parte do todo que começou a ser implementada foi à construção das casas no terreno ao lado da nossa comunidade, construção essa que deveria ser entregue em agosto de 2011, conforme o proemtido, além de ter sido paralisada e as moradias sendo invadidas, as promessas de calçamento das ruas, de conclusão das casas e de trabalho preventivo nas encostas, não se efetivaram e muitas famílias sofrem a cada chuva de verão e a cada inverno, passando noites em claro retirando água de dentro das suas moradias e rogando a Deus, piedade, para que a chuva seja passageira e branda. Ademais, o valor do “aluguel social” (R$ 200,00) não é suficiente para o pagamento do aluguel em outro local.
Apesar de todo o empenho da Prefeitura Municipal de João Pessoa em minimizar o sofrimento das nossas famílias, alguns órgãos municipais não cumpriram com a sua determinação e as casas alagadas, pela água do rio, não foram visitadas pela Defesa Civil, mesmo após a informação da necessidade, repassada pelas próprias vítimas.
Nós, moradores e instituições que subscrevem esta carta, temos assistido corriqueiramente a ação de saques no local da obra das nossas futuras casas, sendo roubados os materiais, como portas e esquadrias, telhas, madeiras e depredação das mesmas com pichações; além do mais, o espaço está sendo diuturnamente invadido para o consumo de drogas e prostituição.
Faz parte, ainda, das nossas reivindicações, os cadastros das famílias que serão contempladas com as casas populares. A forma de arregimentação desses cadastros foi equivocada e baseada em um processo político, capitaneado por uma assessora de um colaborador da Prefeitura, que tem pretensões eleitorais e, por isso, está equivocada, conhecemos famílias que estão morando nas áreas de risco e não estão cadastradas.
Solicitamos, além do recadastramento das famílias, que os coordenadores do processo sejam as instituições que historicamente nos apóiam: a arquidiocese (através da Paróquia Menino Jesus de Praga), o Rotary Club João Pessoa Bancários e o Conselho Comunitário de Segurança dos Bancários.
Diante dos fatos acima descritos e da necessidade premente, nós moradores do Timbó e instituições apoiadoras, solicitamos ao senhor, Luciano Agra, providências urgentes no sentido de efetivar as obras prometidas, melhorando definitivamente a nossa qualidade de vida.
João Pessoa, 31 de Janeiro de 2012
Moradores do Timbó
Rotary Club João Pessoa Bancários
Conselho de Segurança dos Bancários
Paróquia Menino Jesus de Praga - Bancários
terça-feira, 27 de março de 2012
quarta-feira, 14 de março de 2012
CONSEG e Rotary Club Bancários promovem audiência sobre Segurança Pública
O Conselho de Segurança Comunitário dos Bancários em parceria com o Rotary Club João Pessoa Bancários promoveu na noite desta segunda-feira (12) as 20 hs, audiência publica na sede do CORFACI sobre o tema "Segurança Pública: Você também é responsável".
O evento contou com a participação de toda a cúpula da Segurança Publica no Estado da Paraiba, com as presenças do Secretario de Segurança e Defesa Social Dr. Claudio Lima, do Comandante Geral da Policia Militar Cel. Euller de Assis Chaves, do Comandante do 5° Batalhão de Policia Militar Ten. Cel. Livio Sergio, do Comandante da Policia Metropolitana Ten. Cel. Américo, do Coordenador das Policias Solidarias no Estado Ten. Cel. Sobreira, do Delegado da 9ª Distrital em Mangabeira Dr. Nelio Carneiro e do delegado Dr. Nilo.
Além do Presidente do Conseg Bancários João Eduardo Moraes de Melo e da Presidente do Rotary Club Bancários Geanni Rivia Moura Lima, prestigiaram ainda a audiência a Presidente do Conselho de Segurança de Mangabeira Abimadabe Vieira, que representou o Deputado Federal Efraim Filho membro da Comissão de Segurança Publica do Congresso Nacional, o Presidente do Conselho de Segurança Comunitário de Manaira Severino Patriota, o Comandante do Centro de Ensino da Policia Militar Cap. Elmer e a Presidente do Conselho Anti Drogas de João Pessoa Rizonete Gomes.
Dando inicio a audiência publica o Presidente do Conseg Bancários João Eduardo Melo, saudou a todos em nome do Conselho e do Rotary Club, agradecendo a presença da comunidade e das autoridades e do pronto atendimento destas ao chamado da comunidade para debater os problemas de segurança do bairro e da região Sul.
João Eduardo Melo, reivindicou em nome das instituições organizadoras a instalação de uma Unidade de Policia Solidaria - UPS, na Comunidade do Timbó, de um Distrito Integrado de Segurança Publica no bairro além do Centro de Operações da Policia que funcionará no antigo fórum em Mangabeira e lembrou que a audiência publica teve também como objetivo recepcionar o novo comandante do 5° B.P.M. Ten. Cel. Livio colocando as instituições representadas na audiência a disposição do batalhão para apoiar e serem parceiras em todas as ações que visem resguardar e manter a segurança pública na região Sul.
Falando em nome da comunidade o Professor Dr. João Euclides Braga, enalteceu as ações implementadas pelas autoridades de segurança publica que tem inibido o crescimento dos índices de homicídio em nosso bairro, bem como a necessidade do resgate da família como célula central da sociedade.
Logo após o rotariano Dezo, lamentou a ausência num momento tão significativo para debater a segurança no bairro, de diversos comerciantes do bairro, contatados pessoalmente por ele para participarem da audiência publica, que apesar de denunciarem diversas ocorrências de assaltos não se fizeram presentes para colocar os seus problemas e anseios.
Usaram ainda a palavra, entre outros, o companheiro João Manuel, o cidadão Paulo Veloso e a companheira Rizonete Gomes.
A partir deste momento as autoridades presentes, pela ordem Ten. Cel. Livio, Ten. Cel. Américo, Dr. Nelio Carneiro, Ten. Cel. Sobreira e Dr. Nilo, passaram a pautar o tema da audiência "Segurança Pública: Você também é responsável" elencando as ações efetivas das policias civil e militar nas áreas abrangidas pelo 5° BPM e pela 9ª D.D., que abrangem a região sul, expondo realidades, situações, dados estatísticos, de recursos humanos, administrativos e financeiros que fazem a nossa segurança pública.
Encerrando a audiência o Secretario Cláudio Lima, fez uma sincera, verdadeira e coerente prestação de contas das ações passadas e atuais da sua gestão, apresentou projetos para o futuro e afirmou acreditar que só com a união de esforços dos poderes executivos, legislativo e judiciário poderemos promover o enfrentamento aos crime marginais da lei restabelecendo a ordem institucional em nosso pais.
Finalizando a audiência o presidente do Conseg Bancarios, convidou os demais presidentes dos conselhos de segurança de Mangabeira e Manaira, além da presidente do Rotary Bancarios para o agendamento de audiência com o prefeito Luciano Agra para reinvidicar a doação de um terreno, já solicitado pela SEDES, para a implantação nos bancários do Distrito Integrado de Segurança Publica.
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Conselho de Segurança Comunitários dos Bancários participa de reunião sobre o trânsito no bairro dos bancários com Superintendente da STTRANS
Na tarde desta terça-feira (26/04) às 15:00 hs, representantes do Conselho de Segurança Comunitário dos Bancários, da Paróquia Menino Jesus de Praga e do Rotary Club João Pessoa Bancários foram recebidos pelo Superintendente da STTRANS Nilton Pereira e seu adjunto Paulo Freire.
Na pauta a discussão sobre as soluções para os problemas no trânsito que afligem os moradores do bairro.
A comissão esteve composta pelo presidente do CONSEG Bancários João Eduardo Moraes de Melo, pelo Padre Marcondes Meneses além dos representantes do Rotary Club Bancários Abelardo Maia e Ednaldo flor.
Na ocasião, foi destacada pela comissão a necessidade de diálogo com o Poder Público no sentido de viabilizar as melhorias no trânsito do bairro dos Bancários e circunvizinhos.
O Superintendente apresentou à comissão o projeto do PAC da mobilidade urbana, bem como deu algumas informações sobre estudos daquele órgão para desafogamento do trânsito na região.
No final, ficou agendada uma audiência pública com representantes da STTRANS para o dia 04 de maio, às 19:30hs, no salão da Igreja Menino Jesus de Praga, nos Bancários.
Todos são convidados.
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Conseg Bancários participa de plenária na comunidade do Timbó com a Secretaria Municipal de Habitação
O Conselho Comunitário de Segurança dos Bancários, o Rotary Club João Pessoa Bancários, juntamente com os delegados do orçamento democrático, realizaram na noite desta terça-feira (14) as 20 h na comunidade do timbó uma reunião plenária que contou com a presença da secretária Municipal de Habitação Emilia Correia.
A plenária teve como objetivo dirimir todas as dúvidas da comunidade em relação a distribuição das 198 casas que estão sendo construídas para retiradas da famílias das áreas de risco do timbó, especialmente abaixo da barreira e nas margens do rio.
Abrindo a plenária o presidente do Rotary Club João Eduardo, lembrou a comunidade “a luta de mais de dez anos para a conquista deste sonho”, ressaltando ainda que “os serviços de urbanização da comunidade do timbó, resgatarão a dignidade das famílias e levarão qualidade de vida para todos os moradores”.
A Secretaria Emilia, iniciou a sua fala fazendo uma breve explanação sobre os obstáculos burocráticos enfrentados até o inicio das obras no último mês de Agosto, informou que o projeto inicial previa apenas a construção das casas, mas que o projeto atual contempla ainda a drenagem e pavimentação de 11 ruas e a construção de muro de arrimo para contenção da barreira.
Explicou os critérios de distribuição das casas e garantiu que a propriedade será dada aqueles que realmente são carentes e necessitam da sua moradia.
Saudou ainda o empenho do Conselho de Segurança, do Rotary Club, e da Paróquia Menino Jesus de Praga, no desentrave burocrático de alguns documentos junto a CAGEPA que impediam a realização da licitação de infra-estrutura.
domingo, 12 de setembro de 2010
Prefeito de João Pessoa Luciano Agra prestigia a celebração na Comunidade do Timbó
O Conselho de Segurança Comunitário dos Bancários, o Rotary Club João Pessoa Bancários e a Paróquia Menino Jesus de Praga, realizaram neste sábado uma Missa Campal em ação de graças pelo inicio das obras de infra-estrutura da Comunidade do Timbó.
A celebração que foi presidida pelo Padre Marcondes Meneses e pelo Diácono Roberto Inocêncio, contou com a participação do Prefeito de João Pessoa Luciano Agra, do líder do governo na Câmara Municipal Vereador Bruno Farias, do presidente do Rotary Club João Pessoa Bancários e do Conselho Comunitário de Segurança dos Bancários João Eduardo Moraes de Melo, de diversos companheiros rotarianos como André Lucio, Abelardo Maia, Fabyana Maia, Leila Sales de Melo, Ednaldo Flor, João Braga, Analyanne Cibele e representantes do NRDC como João Alves, Juliana, Ceiça e outros que prestigiaram e participaram da missa campal.
Padre Marcondes Meneses, deu inicio a celebração com um momento de louvor e glória ao Senhor animando a comunidade a cantar em louvor a Deus. Saudou a chegada do Senhor Prefeito Municipal e lembrou que a celebração tinha como objetivo agradecer a Deus pelas graças alcançadas pela comunidade com o inicio das obras de urbanização do Timbó, que contempla a construção de 198 casas e a drenagem e pavimentação de 11 ruas da comunidade.
Durante a homilia, Padre Marcondes convidou o Prefeito Luciano Agra a proferir algumas palavras a comunidade. Luciano Agra fez um balanço das ações da prefeitura em toda a cidade de João Pessoa e especificamente sobre a conquista do Timbó que buscava a mais de 10 anos estas melhorias e que agora o poder público estava honrando com a sua palavra, e que estava ali não para receber agradecimentos pois aquilo era uma obrigação do governo municipal.
Parabenizou a comunidade por buscar apoio em instituições sérias e confiáveis a exemplo do Rotary Club para intermediar seus pleitos e agradeceu ao presidente do Rotary Club João Pessoa Bancários, João Eduardo a parceria em diversas ações que visam a melhorar a qualidade de vida das pessoas.
O vereador Bruno Farias, lembrou na sua fala que é necessário sim agradecer ao prefeito Luciano Agra, que mesmo dispensando tal agradecimento, tinha sido sensível aos anseios da comunidade, enquanto tantos outros governantes que passaram pelo poder não tinham voltado seus olhos para o Timbó.
Padre Marcondes, realizou ao final da celebração a benção com agua benta sobre a planta das casas que estão sendo construídas.
Finalizando o presidente do Rotary Club Bancários e do Conselho de Segurança, João Eduardo agradeceu em nome das duas instituições a atenção dispensada pelo Governo Municipal às reivindicações levadas pelas instituições juntamente com a Paróquia Menino Jesus de Praga, com uma pronta ação efetiva e que resolverá definitivamente os problemas estruturais de urbanização da comunidade, retirando 198 familias das áreas de risco na beira do rio e nas encostas das barreiras e resolvendo os problemas de acesso que atualmente impedem inclusive o trânsito de ambulâncias e viaturas policias.
Um dia único para ficar na história do Timbó.
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
CONSEG Bancários celebra inicio das obras de infra-estrutura no Timbó
O Conselho de Segurança Comunitário dos Bancários–CONSEG Bancários, a Paróquia Menino Jesus de Praga, e o Rotary Club João Pessoa Bancários, estarão promovendo no próximo sábado dia 11 de Setembro as 16:00 hs, uma missa campal em ação de graças pelo inicio das obras de infra-estrutura da comunidade do Timbó.
A celebração acontecerá no terreno onde estão sendo construídas 198 casas para a comunidade.
Um sonho de mais de 10 anos que começou a tornar-se realidade quando estas três instituições realizaram, em parceria, o Projeto Comunidade Preventiva, que resultou na ocupação cidadã do Timbó por trinta e um dias do mês de março e a reivindicação junto às autoridades competentes para a realização dos serviços de construção de casas, pavimentação e drenagem de 100% da comunidade.
Autoridades convidadas a comparecerem a comunidade conheceram de perto a realidade e comprometeram-se com o encaminhamento da solução dos seus problemas.
A Prefeitura Municipal de João Pessoa, com a presença na comunidade do Senhor Prefeito Municipal em audiência púbica, assumiu o compromisso perante a comunidade da realização destas obras de infra-estrutura ainda este ano.
Com o inicio das obras, neste mês de Agosto de 2010, apenas quatro meses após o projeto Comunidade Preventiva, o Timbó encontra-se em festa e nada melhor do que agradecer a DEUS pelas bençãos alcançadas, que significam uma considerável mudança de vida para aquela população, que conquista assim um ambiente digno e necessário a uma melhor qualidade de vida e a criação de seus filhos.
domingo, 11 de julho de 2010
Conseg participa do Seminário: “A importância do Jovem na Segurança Pública”.
O presidente do Conselho de Segurança Comunitário dos Bancários, João Eduardo Moraes de Melo participou neste domingo (11) do Seminário: “A importância do Jovem na Segurança Pública”, promovido pelo Conselho Comunitário de Segurança da Região de Mangabeira.
O evento contou com a participação de mais de 200 jovens e foi realizado em parceria com a Paróquia de Cristo Rei em Mangabeira.
As palestra foram proferidas pela Prof Flavia da UFPB sobre Direitos Humanos: “A importância do Jovem na Segurança Pública”, pelo Sgto PM Professor de História e MFPC Antonio Marcos: Polícia Comunitária: Polícia e Comunidade- “juntos são mais fortes”, pelo Cel. Sobreira sobre O Jovem e o Trânsito, por Maria Rizonete do PEPD/PB - Programa Estadual de Políticas sobre Drogas, sobre a Epidemia do CRAK, e pelo Presidente do CONSEG Bancários que falou sobre a Segurança Pública e a Familia.
O presidente do Conselho Bancários recebeu, entre outras autoridades a medalha de honra ao mérito, por serviços prestados a segurança pública, através do conselho.
Assinar:
Postagens (Atom)













