domingo, 23 de novembro de 2014

Qual é o meu papel frente a segurança de minha comunidade ?


Um novo olhar sobre a Segurança Pública em Curitiba

Produzir este texto me fez refletir sobre qual é o meu papel  frente a segurança de minha comunidade, trouxe-me a refletir sobre quem sou  e quais minhas responsabilidades para comigo e com os meus vizinhos.

Sou profissional de segurança pública na cidade de Curitiba-Pr., à quase cinco anos. E morando a mais de 20 anos em Curitiba e Região Metropolitana. Me fez conhecer muitas faces de nossa cidade, principalmente a respeito da violência que nela impera. Sabemos que muitas das informações apresentadas pelos órgãos oficiais de segurança não condizem com a realidade, uma vez que, sabidamente, os números são bem maiores que os divulgado. 

Esses números baseados em informações estatísticas  coletadas em sistemas de informações oficiais. Constata-se que a população muitas vezes não informa pequenos delitos ou delitos que causam constrangimento e ainda por considerar moroso o atendimento em nossas delegacias, também pela questão de imperar em áreas de risco o medo de revanches e represálias.

Quero evidenciar uma nova visão sobre a questão segurança pública, que está tacitamente expressa no art. 144 de nossa Constituição - “Segurança pública e responsabilidade de todos e dever do Estado” -, nova pois não é de costume que a população avalie segurança por esse prisma. Daí o convite que faço aos meus colegas e a todos o que tiverem acesso a este texto para que tentem ver segurança pública da maneira que passarei a apresentar.

Cientes do texto constitucional que trata da responsabilidade sobre a segurança pública, faço a seguinte pergunta: “Por que a população em geral cobra na responsabilidade de sua segurança, tão somente das instituições legalmente constituídas?” Ora a Constituição é clara a responsabilidade é de todos não só da policia. Convido ainda a refletirmos onde está nossa responsabilidade e mais ainda, se a situação de segurança está complicada, como bem vemos, de quem é a culpa?

O Estado em todos os âmbitos Município, Estado ou Nação realmente tem o dever de exercer o policiamento ostensivo preventivo ou de coerção, de fiscalização ou investigação, pois a eles cabe o uso legal da força através de suas entidades policiais, sejam elas quais  forem, mas a responsabilidade que cabe a cada cidadão como fica?, nesse universo de insegurança em que estamos inseridos?

O Estado (Município, Ente Federado ou Federação) cumpre com esse papel com políticas publicas destinada a fins específicos, saúde, educação, transporte, segurança entre outros. Políticas estas que são elaboradas frente a dados estatísticos que evidenciam as necessidades e anseios populares. Que muitas vezes não são compreendidas pois grande parte de nossa população não tem conhecimento técnico para compreender suas elaboradas formulas e processos de construção baseados em princípios morais e éticos que também estão  fundamentados na Constituição.

Se SEGURANÇA PÚBLICA, por parte do Estado, é obrigação então realmente as ações tem que ser assertivas, tem que mostrar resultados. Mas que resultado é o que a população quer?, o de que a criminalidade baixe?, o de que não matem uma pessoa em minha cidade?, o de que em meu bairro não aconteça assaltos ou roubos?, o de que na casa vizinha não tenha traficantes?. E ainda que meu filho não seja um vândalo?. Sabemos que o Estado tem suas deficiências, nesse momento não é o caso evidenciá-las, mas se é minha responsabilidade promover segurança quais atitudes,  individuais, que devo ter? O Estado coloca a disposição ferramentas de coleta de informações que nortearão a implementação de Políticas Públicas. Será que eu um mero cidadão as forneço, tenho medo da insegurança, isso é certo, mas utilizo-me das queixas formais em delegacias, das denuncias pelos diversos disk-denuncias existentes, associo-me a Conselhos de Segurança, participo de debates sobre o assunto, faço-me presente frente aos problemas, sou testemunha, tão somente daquilo que presenciei? Ou sou um molúsculo escondido dentro de minha concha e deixo que o mundo resolva meus problemas transferindo “MINHA RESPONSABILIDADE”.


Antonio Carlos Leão Sávio (antonio.c.l.savio@hotmail.com)

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Audiência Pública sobre Segurança Pública


O Conselho de Segurança Pública dos Bancários em parceria com os Conseg’s de Mangabeira e Manaíra, realizaram na noite desta terça-feira audiência pública sobre a Segurança Pública no bairro dos bancários e adjacências.


A mesa diretora dos trabalhos contou com as presenças do Tenente Coronel Sena Comandante do 5º BPM, o Tenente Coronel Anchieta Comandante da Cavalaria, o Senhor João Eduardo Melo, presidente do Conselho de Segurança dos Bancários, a Senhora Abimadabe Vieira, presidente do conselho de segurança de Mangabeira, o Senhor Severino Oliveira presidente do conselho de segurança de Manaíra, o Senhor João Carlos presidente do conselho de segurança do Cristo / Rangel, e o Senhor Antônio presidente da Associação dos bancários.

Facultada à palavra a comunidade teve a oportunidade de expor as suas ansiedades quanto a sensação de insegurança, falaram: Eduardo Felizardo, Patrícia Malaquias, Antony Pontes representante o Secretario Municipal de Segurança Geraldo Amorim, Arthur, Saúde, Vereador Raoni Mendes, Joel, Vereador Djanilson da Fonseca, Bruno Dias, Vitor Presidente do sindicato da guarda municipal, Rafael Lima, representando a deputada eleita Estela Bezerra, Andreia e Padre Marcondes Menezes.

Coronel Sena agradeceu à mesa a oportunidade da prestação de contas à comunidade. Em um ano e seis meses a frente do batalhão, o que era antes, o 5º BPM com uma abrangência de 132 km quadrados, passou de 7 viaturas para atender toda essa área para 20 viaturas no grande bancários, num verdadeiro choque de gestão, criamos os quadrantes de policia. Defendeu a necessidade de encontrar um espaço para a construção de uma Unidade de Policia Solidária – UPS. O problema maior do bairro dos bancários é o roubo, nos quadrantes 1 e 2 no ano passado 2012/2013, 11 homicídios, em 2013/2014 tivemos 9. Pessoas presas 915 em 2012/2013, 1683 em 2013/ 2014.

Encerrando a audiência o presidente João Eduardo Melo, convidou a todos para reunião no próximo dia 25/11 para definir as ações a serem tomadas pelo conselho, a exemplo da comissão de iluminação pública, da comissão de poda de arvores da instituição da rede de whatsapp do CONSEG, dos ofícios de encaminhamento ao Governo do Estado reivindicando oficialmente a instalação da Unidade de Policia Solidaria, da Companhia de Policia Militar e da Delegacia distrital da região no bairro dos bancários.













quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Conseg Bancários alerta: Cuidados ao atravessar a rua


     ·         Não atravesse por trás de árvores, carros, ônibus, bancas de jornal, etc. Procure ser visto ao atravessar as ruas;

·         Atravesse sempre na faixa de segurança e em grupos. Sinalize antes ao motorista sua intenção de atravessar;

·         Observe o sinal de trânsito ou a sinalização do PM que está orientando a travessia;

·         Olhe sempre para os dois lados da rua antes de atravessar. Não o faça correndo.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Telefones Úteis e de Emergência



Corpo de Bombeiro .............................................................................. 193

Deatur (Delegacia de Apoio ao Turista) .................. 3214 8022 / 8023

Defesa Civil ............................................................................................. 199

Disk Racismo ............................................................................. 3222 6671

Estação Ferroviária .................................................................. 3241 4240

Estação Rodoviária ................................................................... 3221 9611

Policia Federal .................................................................. 194 / 3214 2500

Policia Militar .......................................................................................... 190

Policia Rodoviária Federal .................................................................. 191

Procon ..................................................................... 3214 3040/3042/3046

SAMU ........................................................................................................ 192


Sequestros e drogas ............................................................................ 194

Conseg Bancários alerta: Atenção especial nas ruas


·         Não ande nas ruas com grandes quantias de dinheiro ou cartões de créditos, se não houver necessidade;

·         Cruze todos os cheques de seu talão, e mantenha sempre à mão os números de telefone em caso de furto ou roubo de cartão de crédito;

·         Se alguém estiver seguindo você, entre em alguma loja ou repartição, peça ajuda e chame a polícia;

·         Evite abrir a sua bolsa ou carteira na presença de estranhos e na rua;

·         Não ande nas ruas usando muitas jóias como pulseiras, colares, relógios caros, etc.. Não faça ostentação;

·         Evite andar, ficar, namorar e passar por ruas ou praças escuras ou com pouca iluminação. Evite namorar ou conversar dentro de carros estacionados;

·         Quando estiver só, procure andar no centro da calçada ou passeio e na contramão do trânsito de veículos. Fica mais fácil perceber qualquer ataque de bandidos;

·         Comunique à polícia a presença de pessoas em atitudes suspeitas próximo à sua casa;

·         Nunca aceite bebida oferecida por estranhos. Ela pode conter drogas;

·         Quando viajar, não aceite fazer favor de levar algum pacote para uma pessoa estranha. Esse pacote pode conter drogas ou produtos de crime e complicar sua vida;

·         Ao retornar á sua residência, antes de entrar, verifique se há algo estranho nela (luzes acesas, porta ou janelas abertas) e não entre. Chame a polícia ou vizinhos;

·         Se você for a uma festa ou show onde exista multidão, tome mais cuidado. Se levar crianças pequenas, procure colocar nelas uma identificação;

·         Nunca leve foguete, bombinhas, garrafas, latas, mastros de ferro ao estádio. Nem atire objetos na torcida;

·         Evite hostilizar torcedores contrários ao seu time. Torça de forma saudável e alegre, cultivando a paz. Afinal, você vai ao estádio para se divertir, e não para brigar;

·         Ao sair de estádios, faça-o com calma, sem pânico ou correria. Não se misture com a torcida contrária;

·         Não abra o portão ou porta de sua casa ou apartamento, sem primeiro saber quem é a pessoa que quer entrar;

·         Não entregue objetos a pedido de parentes ou amigos, antes de confirmar o pedido;

·         Não permita a entrada em sua casa de pessoas que se dizem policiais ou pertencentes a algum órgão do governo, sem antes identificá-los claramente.

·         Não ande sozinho. Sempre que for possível, não se exponha gratuitamente à ação dos delinqüentes, passeando desacompanhado por locais ermos e/ou em horas avançadas.

·         Em uma festa ou reunião, espere pela companhia de um amigo para saírem juntos. Uma forma de prudência é antecipar-se ao perigo, prevenindo-se.

·         Evite passar por locais desertos e ou pouco iluminados. Mantenha-se alerta ao cruzar com suspeitos e não pare para atenderem pedidos que lhe despertem desconfiança.

·         As mulheres devem carregar suas bolsas firmemente seguras entre o braço e o corpo, mantendo a mão sobre seu fecho. Separe previamente o dinheiro necessário para pequenas despesas.

·         Procure controlar-se nas piores situações. Os assaltantes valem-se do fator surpresa para atacar suas vítimas.


Uma forma de prudência é antecipar-se ao perigo, prevenindo-se.

Conselho de Segurança Comunitário dos Bancários retoma suas atividades

O Conselho de Segurança Comunitário dos bancários, reuniu-se na sede do Rotary Bancários na noite desta terça-feira (11/11) e escolheu uma comissão provisória para debater os problemas de segurança pública do bairro com as autoridades competentes e planejar ações efetivas de segurança junto à comunidade.

A comissão provisória é composta por: Abelardo Maia de Albuquerque,Eduardo Felizardo, Tales, João Eduardo Melo, Rivelino Poggi LinsEnio CarvalhoEmmanuel MelquiadesBruno Dias, Gemerson e Eveno Felix

Nova reunião está agendada para esta quinta-feira as 19:30 hs na sede do Rotary Bancarios.

 As reuniões serão sempre abertas a comunidade.


sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Conselho de Segurança dos Bancários realiza sua primeira reunião ordinária de 2013


O Conselho de Segurança Comunitário dos Bancários, realizou a sua primeira reunião ordinária de 2013 na sede do Rotary Club João Pessoa Bancários para deliberar sobre o Planejamento das atividades para o ano.


A reunião foi aberta pelo presidente João Eduardo Melo, e contou com a presença de diversos membros do conselho como Padre Marcondes Meneses, representando a Paróquia Menino Jesus de Praga, Abelardo Maia, representando o CORFACI, Inspetor Cledson Ferreira representando a Policia Rodoviária Federal, Fátima Barros, representando o Rotary Bancários, Fabyana Albuquerque, representando o Portal Armadura do Cristão, Patricia Malaquias, representando a comunidade do Timbó, entre outros.

O CONSEG Bancários lançará em 2013 o projeto "COMUNIDADE SOLIDÁRIA" que buscará a parceria dos poderes governamentais federal, estadual e municipal e comerciantes do bairro para a realização de diversas ações sociais, focadas nas linhas da educação ambiental, educação de trânsito e educação para a segurança da comunidade.
O Conselho solicitará audiência ao prefeito eleito Luciano Cartaxo, para tratar do andamento da urbanização do Timbó e principalmente da distribuição das casas aos que moram em áreas de riscos, como as margens do rio Timbó ou abaixo das barreiras. Esta urbanização foi um dos carros chefes da nossa luta em anos anteriores. E ao Superintendente executivo da SEMOB para pleitear medidas urgentes de organização o trânsito no Bairro tendo em vista o aumento dos acidentes na local.
Nova reunião acontecerá na próxima quarta-feira (16/01) as 20 hs na sede do Rotary Bancários, toda a comunidade esta convidada.